1. Antes de estacionar, é importante diminuir a velocidade do veículo e não frear bruscamente, para não provocar uma batida no carro que possa estar atrás e para avaliar o melhor local para parar antes de manobrar. Antes de dar marcha ré, observe também pelos retrovisores (não apenas o da visão traseira) se não há pessoas ou animais, a fim de evitar um atropelamento.
2. Principalmente nos condomínios onde não há lugar fixo, observe se a vaga é larga o bastante para acomodar o seu veículo. Se houver obstáculos, como colunas, outros carros ou tubos, também os leve em consideração.
3. Melhore a visibilidade. Se for preciso, ajuste os retrovisores para que sua visão seja mais completa. Se o seu carro tiver vidro fumê, abra-os para poder enxergar melhor.
4. Geralmente, o melhor é estacionar de ré, por questões de praticidade (fica mais fácil para tirar o carro depois), mas também porque facilita na hora de manobrar o carro. Quem tem sensor de proximidade pode ser beneficiado já que ele aumenta a precisão do movimento. Nada pior que “tocar” o carro do vizinho e ter que acionar o seguro automotivo por uma batida tão simples.
5. Não é necessário acelerar com força enquanto você estaciona. O controle entre o freio e a embreagem basta para manter o carro se movendo a uma velocidade segura para manobrar.
E a regra de ouro para estacionar com segurança: praticar, praticar e praticar. Vá progressivamente aumentando o nível de dificuldade, para se sentir mais confiante ao estacionar em diferentes situações. Comece estacionando de frente, em um local aberto (como estacionamentos vazios), e em seguida procure estacionar de ré e em locais inclinados, como rampas. Depois, tente estacionar ao lado de um carro, depois ao lado de dois, depois com carros à frente e atrás do veículo, evoluindo no seu próprio ritmo até chegar às temidas balizas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário