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segunda-feira, 8 de junho de 2015

COPECAVI CAMINHÕES ! • Aerodinâmica a favor do transporte

 
O uso de defletores em caminhões vai além de uma solução estética para o veículo, abrange também a economia. Embora não existam números precisos, estima-se que a utilização do equipamento possa reduzir o consumo de combustível em até 10%, porque o equipamento ajuda o veículo a vencer a força do arrasto - termo técnico para resistência aerodinâmica - eliminando as áreas de refluxo de ar na parte inferior ou superior da cabine, por exemplo.
Todos os veículos sofrem com o arrasto, entretanto, nos caminhões a resistência aerodinâmica é ainda maior, pois o chassi e o implemento são, geralmente, projetados por empresas diferentes, sem haver uma integração de formato. Segundo informações do INEE (Instituto Nacional de Eficiência Energética), não havendo um casamento aerodinâmico o vão entre as unidades faz crescer a resistência do ar, exigindo mais força do veículo e, consequentemente, maior consumo de combustível. Estimativas do INEE indicam que em velocidades superiores a 80 km/h, aproximadamente 70% da potência do motor do caminhão é utilizada apenas para romper a força do arrasto.
E para quem pensa que o equipamento pode ser usado somente em caminhão com baú está enganado. existe a possibilidade de utilizar o equipamento em qualquer tipo de implemento". Por isso, para atender a demanda, o mercado disponibiliza dois tipos de defletores: o fixo e o ajustável. Explica que num veículo em que a altura e a largura do implemento/carga são variáveis, é mais indicado usar defletor ajustável pois possibilita a variação do ângulo e altura para melhor se adaptar às cargas. "Se estiver muito alto, o defletor pode ter ação contrária, contribuindo para maior consumo de combustível, pois aumentará a área de contato e, portanto, de refluxo de ar, atrás da cabine por exemplo", 


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