Obrigatórios
A revisão periódica é uma análise mais detalhadas de uma série de peças e sistemas do carro, uma lista que pode ultrapassar 60 itens. Embora seja indicado que se faça a revisão nos intervalos de tempo sugeridos pelas fábricas, alguns itens isolados podem ser considerados obrigatórios, por serem os verificados por policiais caso seu carro seja parado em uma blitz.
O primeiro é o cinto de segurança. "O policial não vai fazer nenhum teste profundo, mas é preciso que a fivela esteja prendendo e, obviamente, que motorista e passageiros estejam usando o cinto no momento da batida" diz Clauderson Marchesan Biali, gerente de serviços da Simpala, concessionária Chevrolet em Porto Alegre.
A lista inclui as palhetas dos limpadores de para-brisas. Marcelo Ferreira, gerente de pós-vendas da Copagra, concessionária Ford em Porto Alegre, alerta que, com chuva, são os limpadores que vão manter a visibilidade do motorista, e que qualquer sujeira no vidro aumenta os riscos de acidente.
A parte elétrica também é verificada pelos policiais: buzina, iluminação e sinalização devem estar em ordem. Setas, pisca-alerta, luzes de freio e faróis alto e baixo precisam estar funcionando bem.
Ainda quanto ao sistema elétrico, é importante estar com as luzes do painel funcionando: temperatura do motor, óleo, quantidade de combustível, e a própria iluminação que permite ver velocímetro e conta-giros, emenda Luiz Alberto Ithourald, supervisor de seminovos da Panambra, revendedora Volkswagen na capital gaúcha.
Finalmente, verifique as ferramentas obrigatórias: macaco, chave de roda e triângulo. O extintor também é importante, e vale lembrar que é preciso checar a validade do casco e da carga. Essa última tem a ver com a pressão e é facilmente observada pelo ponteiro na parte superior, que deve estar na área verde do gráfico - se estiver na amarela, o motorista corre o risco de levar multa.
Pneus
"Os freios e os pneus estão entre os itens mais importantes para a segurança do carro, porque na iminência de um acidente, se eles não estiverem funcionando não importa o resto estar, já que o carro não vai parar", lembra Biali.
A calibragem é o aspecto mais básico com relação aos pneus. Quando correta, além de garantir a segurança, diminui o consumo de combustível e, consequentemente, os níveis de emissão do veículo. Além disso, quando se vai viajar, é preciso calibrar os pneus de acordo com a carga do carro, se plena - com toda a família no automóvel, além das bagagens - ou meia carga.
O desgaste dos pneus também faz toda diferença. O limite é verificado pela profundidade dos sulcos, e para os proprietários - leigos -, existe um marcador, chamado TWI, que indica o momento certo de comprar pneus novos. Para evitar a corrosão irregular e garantir que a capacidade de frenagem do veículo seja plena, é importante fazer a geometria (alinhamento) e o balanceamento.
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