caminhão possuir equipamento de rodoar, o caminhoneiro precisa ou não estar conferindo a calibragem dos pneus?
Antes de tirar a dúvída do senhor José Carlos, o instrutor de mecânica Augusto Ferreira explica qual a função original de um rodoar ou rodocalibrador.
Ele ensina que o equipamento vai pressurizar os pneus de maneira constante e alerta sobre o uso. Pela manhã, é preciso verificar a pressão no painel do rodoar. Logo em seguida, é preciso desligar para que o aparelho não abasteça mais os pneus com ar, durante a viagem.
"Pode ocorrer de entrar um prego no pneu. Se entrar um prego e o rodoar estiver dando pressão constantemente, esse ar vai penetrar entre a borracha e o prego, criando um 'bucho' na lateral. Se criar um 'bucho', todo mundo sabe que não serve mais de nada. Acabou o pneu", alerta Augusto Ferreira.
O instrutor ainda lembra que o rodoar deve ser adquirido em estabelecimentos de confiança para que o condutor tenha um mínimo de segurança e receba o equipamento aferido, funcionando corretamente.
A dica principal é não manter o rodoar ligado constantemente. No caso de um possível problema de pneu, é ideal que o equipamento seja acionado para uma calibragem de emergência até o posto mais próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário