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quinta-feira, 2 de outubro de 2014

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Mas as perguntas não param por aí, elas sempre vem acompanhadas de e o que isso muda para o meu veículo? É apenas a diminuição da emissão de gases poluentes? O Diesel S-10 traz algum benefício além de contribuir para o meio ambiente?
Sim! O Diesel S-10 passa por um processo de refino diferente, o que eleva seu nível de cetano. Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.

Outra vantagem (que para alguns pode não ser inicialmente uma vantagem, já iremos falar sobre isso) é o fato do Diesel S-10 ser mais solvente que o Diesel comum (S-500/1800), isso significa que ele possui mais hidrogênio, e assim um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras. Segundo a própria Petrobrás:

Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.
Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) isso é uma grande vantagem, já que se tomadas as devidas precauções (abastecer em postos com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento; manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc) a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível.
Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com Diesel S-500/S-1800, pode ser uma desvantagem inicial, já que se o veículo não passou pela lavagem do tanque, troca dos filtros e limpeza do sistema de combustível, o Diesel S-10 tenderá a dissolver a sujeira presente no tanque, empurrando essa sujeita para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos, causando um transtorno inicial muito maior.
Fica aqui novamente a nossa dica: Antes de trocar e passar a utilizar os diesel S-50 e S-10, faça uma lavagem completa do tanque com sistema próprio para tal finalidade como o ULITEC, troque os filtros e limpe todo o sistema de injeção/combustível.
Cuide bem do combustível do seu veículo, abasteça em postos que possuem filtros desidratantes, que sejam de sua confiança e aproveite as vantagens do Diesel S-10.


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