Sim, o kit GNV instalado no seu carro precisa de alguns cuidados para não te trazer dores de cabeça no futuro! Continue lendo este tópico para descobrir que não é só instalar o kit e pronto, precisamos estar atentos a alguns detalhes que fazem toda diferença para um bom funcionamento do carro no combustível gasoso!
Cuidados para conservar o kit GNV do seu carro!Evite abastecer em postos onde a pressão do ponto de abastecimento (“a bomba do GNV”) esteja superior a 220kgf/cm² (216bar). O kit foi projetado para funcionar até este limite de pressão e, apesar de suportar pressões maiores, com certeza os componentes vão ter sua vida útil reduzida se forem aplicadas pressões maiores que esta. Na “bomba” do GNV existe um manômetro que indica a pressão de abastecimento. E no seu veículo existe um manômetro que indica a pressão na linha de gás do carro (geralmente fica próximo ao motor).
Manômetro GNVRepare no indicador de pressão instalado no ponto de abastecimento de GNVmanômetro_gnv_2Este indicador de pressão (manômetro) fica instalado próximo ao motor do carro, e deve ser usado para verificar a pressão de abastecimento, que não pode ultrapassar 220bar.Por baixo do carro passa a tubulação de GNV que sai do cilindro, na mala, e vai para o redutor, próximo ao motor. Verifique esta tubulação (ela possui uma cor “amarelada”). De maneira alguma, pode estar solta ou exposta à batidas ou contato com quebra molas, rampas, etc.
Caso haja cheiro de gás pelo carro, seja na parte interna ou externa, leve o veículo assim que possível à alguma oficina para verificar possíveis vazamentos de GNV. Isso pode ocorrer devido a conexões mal feitas, ou abastecimento com pressão excessiva (acima dos 220 bar).
Realize a inspeção anual do sistema de GNV em oficinas autorizadas pelo Inmetro. Para o cilindro de GNV, o mesmo deve passar uma “requalificação” a cada 5 anos, de modo a garantir que o mesmo esteja íntegro, e suporte a pressão de trabalho (220 bar) com total segurança.
Por fim, o sistema de GNV possui duas válvulas se segurança. Uma fica no cilindro de GNV, e a outra fica no compartimento do motor. Caso haja vazamento de GNV, acione estas válvulas para interromper o vazamento, até procurar ajuda especializada.
Cuidados para conservar o kit GNV do seu carro!Evite abastecer em postos onde a pressão do ponto de abastecimento (“a bomba do GNV”) esteja superior a 220kgf/cm² (216bar). O kit foi projetado para funcionar até este limite de pressão e, apesar de suportar pressões maiores, com certeza os componentes vão ter sua vida útil reduzida se forem aplicadas pressões maiores que esta. Na “bomba” do GNV existe um manômetro que indica a pressão de abastecimento. E no seu veículo existe um manômetro que indica a pressão na linha de gás do carro (geralmente fica próximo ao motor).
Manômetro GNVRepare no indicador de pressão instalado no ponto de abastecimento de GNVmanômetro_gnv_2Este indicador de pressão (manômetro) fica instalado próximo ao motor do carro, e deve ser usado para verificar a pressão de abastecimento, que não pode ultrapassar 220bar.Por baixo do carro passa a tubulação de GNV que sai do cilindro, na mala, e vai para o redutor, próximo ao motor. Verifique esta tubulação (ela possui uma cor “amarelada”). De maneira alguma, pode estar solta ou exposta à batidas ou contato com quebra molas, rampas, etc.
Caso haja cheiro de gás pelo carro, seja na parte interna ou externa, leve o veículo assim que possível à alguma oficina para verificar possíveis vazamentos de GNV. Isso pode ocorrer devido a conexões mal feitas, ou abastecimento com pressão excessiva (acima dos 220 bar).
Realize a inspeção anual do sistema de GNV em oficinas autorizadas pelo Inmetro. Para o cilindro de GNV, o mesmo deve passar uma “requalificação” a cada 5 anos, de modo a garantir que o mesmo esteja íntegro, e suporte a pressão de trabalho (220 bar) com total segurança.
Por fim, o sistema de GNV possui duas válvulas se segurança. Uma fica no cilindro de GNV, e a outra fica no compartimento do motor. Caso haja vazamento de GNV, acione estas válvulas para interromper o vazamento, até procurar ajuda especializada.
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