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sábado, 6 de setembro de 2014

VAL GÁS RESPONDE ! GNV CONHEÇA AS VERDADES E MENTIRAS.

O Gás Natural Veicular (GNV) é um combustível gasoso cujas propriedades químicas se adaptam bem à substituição dos combustíveis tradicionais. O GNV é uma terceira opção para quem já podia optar por carros abastecidos com gasolina ou álcool.

No caso do uso do GNV em motores concebidos para utilizar gasolina ou álcool, é comum que se opere na forma "bicombustível", utilizando preferencialmente o GNV, porém podendo ser usado o combustível original (gasolina ou álcool).
Os veículos que possuem este tipo de adaptação podem ser fabricados desta forma, vindos de fábrica com essa possibilidade de escolha quanto ao combustível a ser utilizado, ou podem ser adaptados em oficinas credenciadas. Nas oficinas especializadas, o motor sofre um processo de conversão e passa a poder contar com a opção de utilizar o GNV como combustível. Quando o GNV é instalado no veículo, os seguintes itens são adicionados ao carro:

- Conjunto de reservatórios, denominados de cilindros, para acondicionar o GNV;
- Rede de tubos de alta e baixa pressão;
- Dispositivo regulador de pressão;
- Válvula de abastecimento;
- Dispositivo de troca de combustível;
- Indicadores de condição do sistema.

Mitos e verdades do GNV

* O carro no modo GNV corre grande risco de pegar fogo. MENTIRA. O GNV é um gás natural veicular e é sim inflamável, mas somente a 600º C, ou seja, o dobro da queima da gasolina (que se inflama a 300º C). Já o álcool se torna perigoso com a temperatura de 200º C. Portanto, o GNV é o combustível menos perigoso.

* A vida útil do motor diminui usando GNV. MENTIRA. Por ser um combustível gasoso ele não agride partes internas do motor. Possui temperatura superior na queima e por isso deve passar periodicamente por uma regulagem rigorosa em um equipamento chamado analisador de gases, para controlar a quantidade de gás no motor. Tudo isso para que continue mantendo a temperatura ideal e não ultrapasse os limites, garantindo uma mistura perfeita e a longevidade do motor.

* O GNV é um combustível menos poluente. VERDADE. Quando o GNV está bem regulado atinge níveis menores de hidrocarbonetos, isto é, resíduos expelidos pelo escapamento. A lei é clara no Brasil: o nível máximo de HC (hidrocarboneto) por milhão é de 700ppm ou seja, 700 particulas de HC por milhão.

* O GNV é mais econômico. VERDADE. Sem dúvida, é comprovado que um veículo em bom estado é capaz de atingir níveis de economia entre 15% a 50% de autonomia, podendo chegar a uma economia de até 50% no custo final.
 

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