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quinta-feira, 4 de setembro de 2014
PRAÇA CHEIA ! Frota de táxi em Aracaju é três vezes maior do que determina a lei
A frota de táxi de Aracaju é três vezes maior do que a exigida por lei. Segundo informações da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Apesar disso, quem utiliza o serviço diz que gostaria de que a oferta de veículos fosse maior.
Segundo a SMTT, mais de dois mil veículos oferecem o serviço em Aracaju. Pessoas como dona Leônidas Clímaco não dirigem e tem o táxi como meio de transporte para circular pela cidade. “Antes ficava só preocupando os filhos, e agora quando resolvo sair pego um táxi”, diz a aposentada.
A única reclamação de dona Leônidas é que o serviço poderia ser mais eficiente se houvesse um maior número na frota de táxis circulando pelas ruas da capital. “Moro no Bairro Coroa do Meio e, muitas vezes, quero ir ao shopping e os táxis demoram a chegar.
Está precisando de mais”, explica. Mas nem todos os usuários que utilizam o táxi como transporte defendem o aumento da frota dos veículos.“Pra mim é suficiente, nunca faltou”, destaca a aposentada Joseva Silveira.
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Para os taxistas a frota é compatível como tamanho da população e segundo a categoria, a procura pelo serviço é grande e os aracajuanos utilizam bem esse transporte, porém, o que prejudica é a concorrência. Seu Manoel tem 32 anos no mercado e diz que se aumentar mais o número de taxistas os que já estão no mercado vão sentir muito. “A gente já está no sufoco danado e imagine se estivesse mais espaço pra esse povo”, salienta o taxista.
Atualmente, a capital conta 2.080 táxis entre lotação, bandeira e empresas, número considerável para a quantidade de habitantes do munícipio. E de acordo com a SMTT, as normas de um táxi para cada 800 pessoas é seguida.
“Aracaju é uma cidade que tem um número de táxis razoável e existe uma lei que faz a previsão do número estipulado de pessoas para cada número de veículos e essa média, em Aracaju, está bem superior. Dando a possibilidade a população de encontrar táxis para seus deslocamentos. É um projeto pensado e que temos cautela para qualquer alteração”, explica o diretor de transporte público da SMTT, Péricles Menezes.
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